Os 5 principais erros cometidos por Termógrafistas inexperientes

Erro Nº 1 – Ajuste do Foco da Imagem
Uma imagem fora de foco não é apenas difícil de interpretar, mas também exibe a temperatura incorreta. O ajuste do foco deve ser perfeito ANTES de salvar uma imagem. Quando se trata de foco, não existe “bom o suficiente”. Ou está “Focado” ou “Não está”.

Erro Nº 2 – Parâmetros de temperatura incorretos

Por falar em medições de temperatura, definir a Emissividade correta e os valores de “Temperatura refletida” em sua câmera é essencial para a precisão da medição. Emissividade, temperatura refletida e outros parâmetros do objeto devem ser ajustados corretamente, caso contrário, suas medições apresentarão desvios de medição podendo gerar erros de avaliação e diagnósticos muito significativo em alguns casos.

Erro Nº 3 – Não entendendo a ciência da radiação

Os termovisores são equipamentos passivos, o que significa que detectam toda a radiação infravermelha proveniente de um alvo. Isto é, o que vemos através de uma câmera não se limita ao calor emitido pelo objeto (alvo), mas também pode ser o resultado da energia refletida de corpos adjacentes gerando uma somatória. Isso pode fazer com que a superfície pareça mais quente ou mais fria do que sua temperatura real.

Erro Nº 4 – Dispensando pequenas diferenças de temperatura

Muitos programas para avaliação de imagens infravermelho contam com medições de diferença de temperatura como pontos de referência ao avaliar a gravidade de um problema. Muitas pessoas fazem isso, no entanto, sem perceber que o que estão vendo pode ser muito mais quente do que o que é exibido em suas câmeras. Superfícies que possuem brilho, por exemplo, têm emissividade muito baixa e podem fornecer leituras falsas de temperatura aparente.O que parece ser apenas uma pequena diferença de temperatura entre dois pedaços de cobre é na verdade muito maior, revelado por uma tira de fita de alta emissividade.

Erro Nº 5 – Comprar uma câmera não compatível com a aplicação

O maior erro cometido por aqueles que são novos no uso da tecnologia: não se compra uma câmera termográfica por preço, mas por aplicação de uso. Isso é algo que pode custar “muito caro” pois usualmente o equipamento adquirido não irá atender as necessidades para a execução da aplicação e também irá prejudicar a reputação profissional que executou a inspeção. É certamente tentador comprar apenas pelo preço, mas nem todas as câmeras infravermelhas são iguais. A resolução é um ótimo exemplo. Em inspeções que o tamanho dos alvos e as distancias são relevantes podem gerar erros de avaliação, não ter uma câmera com Resolução Infravermelha adequado significa que você pode perder a visualização de pequena falhas e vazios de isolamento ou infiltrações.

Essas duas imagens térmicas da mesma casa foram capturadas com duas câmeras infravermelhas diferentes. À esquerda está uma matriz de 80 x 60, à direita, 640 x 480. Mais pixels significam mais detalhes para detectar pequenas, mas importantes diferenças de temperatura.
Se sua aplicação for elétrica para ambientes externos, uma resolução mais alta é essencial. À esquerda está o que vemos com um conjunto de detectores de 80 x 60 com lentes grande-angulares. À direita, um sistema de 1024 x 768 com lente padrão. Podemos ver claramente o problema em uma imagem, mas certamente não na outra.

Isso “não” significa que você nunca deva considerar a aquisição de uma câmera de baixo custo. Uma câmera básica tem muitos usos com excelente performance, mas para algumas aplicações simplesmente exigem equipamentos com resoluções maiores para uma melhor qualidade de imagem e avaliações mais precisas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Busca

Categorias do Blog

Assine nossa Newsletter

Coloque seu e-mail e fique por dentro das melhores
novidades da ATM BRASIL e do mundo da automação industrial!

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nosso site e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo nosso site, você autoriza a ATM a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.