As 5 atitudes para evitar os Erros mais comuns dos termografistas iniciantes:

Atitude 1

Avaliar e conhecer bem os tipos de materiais para onde você estará mirando o seu termovisor; refinar o seu senso de distância e tamanho espacial. Um bom termografista conhece bem os materiais e suas características (liso/rugoso, brilhante/fosco, transparente/opaco, alta densidade/baixa densidade, etc.), e o seu respectivo tamanho/área.

Atitude 2

Avaliar a sua rotina e a carga de trabalho. Existem modelos que permitem a troca da bateria e outras que não permitem a sua troca. Caso você tenha uma baixa taxa de uso do termovisor, os modelos que não permitem a troca da bateria podem atender a sua necessidade; porém caso a rotina tenha uma tendencia de aumento deve-se levar em consideração o tempo de recarga da bateria que pode demorar de 2h a 3 horas, impossibilitando realizar qualquer atividade com o termovisor durante este período.
Nesta situação, a escolha de modelos que permitem a troca da bateria em campo deve ser levado em consideração para aumentar a produtividade na execução das inspeções.

Atitude 3

Antes da aquisição de um termovisor é importante uma avaliação prévia de sua rotina de trabalho e de situações esporádicas aonde o termovisor será utilizado para verificar qual é o cenário mais crítico de trabalho que envolva as dimensões do menor objeto (alvo) e a maior distância para captura da imagem.
Este conhecimento (tamanho/distância) é fundamental para estabelecer limites para a execução de uma inspeção adequada, com medições corretas ou para mensurar a necessidade de aproximação ou não do alvo. Ou na impossibilidade de aproximação, avaliar se o termovisores em análise para compra possuí alternativa de lentes opcionais com ângulos mais fechados ou mais abertos, para adequação plena de suas necessidades e aplicações.
Verifique se o fornecedor que você está consultando possui o conhecimento Técnico adequado ou Certificado em termografia, para que os devidos esclarecimentos no período de “PRE VENDA” para uma indicação correta da melhor solução, e se a empresa/fabricante possui suporte técnico “POS VENDA”. Existem muitas empresas que vendem porém são poucas que fornecem o suporte para esclarecimentos de dúvidas e Assistência Técnica própria treinada pelo fabricante para manutenção e calibrações quando você necessita.

Atitude 4

Adquira o equipamento correto que atenda as 3 Atitudes anteriores. A aquisição de termovisores por questões financeiras e que não atendam as necessidades técnicas estará fadado ao erro do diagnóstico e a perda da credibilidade como profissional.

Atitude 5

O termografista normalmente é um profissional solitário, e a sua atuação em campo vai depender “exclusivamente” do seu conhecimento e da base técnica e teórica que envolve a ciência térmica, ciência dos materiais, ciência da Radiação e a ciência ótica. A tomada de decisões e a elaboração de relatórios e laudos irão depender deste conhecimento e garantir o lastro necessário para a credibilidade do profissional em seus Laudos de Inspeção.
A entidade ITC (Infrared Training Center) oferta cursos de Formação e Certificação de termografistas, conforme as normas as ASNT e ISO 18436, sendo reconhecido e aceito mundialmente como referência na formação e Certificação de Termografistas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Busca

Categorias do Blog

Assine nossa Newsletter

Coloque seu e-mail e fique por dentro das melhores
novidades da ATM BRASIL e do mundo da automação industrial!

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nosso site e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo nosso site, você autoriza a ATM a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.